Plano de Tarefas – Otimize seu Tempo

plano-de-tarefas

Você já teve algum dia em que estava absurdamente ocupada desde o minuto em que acordou até o minuto em que foi dormir? E no final desse dia você sequer tinha noção do que realmente havia feito? Foi um dia em que você sabe que fez muitas e muitas coisas, ficou extremamente cansada, mas sentiu que o tempo não rendeu?

Este artigo tem como objetivo te auxiliar a ter uma maior produtividade nas suas tarefas. A ideia é que você consiga extrair o máximo do seu tempo disponível para proporcionar maior ganho na sua vida pessoal e profissional.

Tenha um plano para cada dia e cada semana. Saiba o que você quer cumprir e o que você precisa cumprir. Estou falando não só de tarefas de trabalho, mas também de um plano para seu tempo pessoal!

Existe uma infinidade de sistemas de gerenciamento do tempo e você pode encontrar vários interessantes fazendo uma busca na internet.

Trago aqui uma ferramenta simples que você pode utilizar (ou mesmo adaptar para as suas necessidades). Trata-se da ferramenta “Plano de Tarefas”. Mais do que apenas escrever uma lista de tarefas, você irá organizá-las por prioridade, data limite, passos, data de início, para quem é a tarefa e qual o tempo estimado desta.

Você mesma pode criar esta tabela em Excel ou mesmo em um caderno. Os campos podem ser:

  • Prioridade – crie um sistema seu, pode ser definido em Muito Urgente, Urgente, etc. ou mesmo em uma ordem numérica;
  • Item – qual a tarefa;
  • Data limite – quando você tem que concluir a tarefa;
  • Para quem – você tem que entregar a tarefa para alguém? Ou será para você mesma?
  • Passos – escreva cada passo que terá que realizar para concluir a tarefa (caso sejam muitos passos, considere quebrar a tarefa em subtarefas);
  • Tempo estimado – quando tempo deve levar para concluir a tarefa;
  • Data de início – quando você deverá começar a tarefa.

Veja, parece que isso toma o seu tempo, mas isso é uma distorção. Fazendo esta atividade de uma forma rotineira, o restante de seu tempo fluirá muito melhor e de uma forma bastante otimizada, será só seguir a planilha.

O ideal é deixar um caderno ou imprimir folhas com a planilha e ir organizando suas tarefas.

Caso queria receber o modelo do “Plano de Tarefas”, basta solicitar enviando um e-mail para contato@encontrar-semulher.com.br.

Andrea Bacci

Coach de Vida e Carreira para Mulheres, Psicóloga e Idealizadora da Encontrar-se Mulher.  O meu papel é auxiliar a mulher no encontro de si mesma. Desta forma, ela poderá compreender em primeiro lugar aonde quer chegar, tanto na carreira como em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *