10 Atitudes Corajosas – Porque às vezes é só o que falta!

atitudes-corajosas

É importante se sentir mais confiante e com maior autoridade em sua própria vida e carreira. Percebo diariamente (muitas vezes até em mim) falta de coragem para encarar a vida. Mas como assim falta de coragem? Falta de coragem de ser quem realmente se é, de compartilhar o que se acredita de verdade ou de fazer o que se quer fazer. Daí surgem aquelas famosas fugas, como a procrastinação e a compulsão (compras, comida, etc.).

Seguem aqui 10 dicas para te dar um empurrãozinho para começar a ter mais coragem já! Honre quem você realmente é!

1. Olhe para si corajosamente

Esse negócio de vitimização já deu! Passe a ter uma visão mais ampliada de quem você realmente é. Trabalhe seu autoconhecimento sempre! Por que você não pode ser a heroína de sua história? Entenda o que e quem te influenciou no passado, mas comece a compreender que estas influências estão no passado, elas não precisam te segurar mais. Se você quer mudar o formato de seu futuro, precisa começar no presente. Encare seus desafios de frente. Como você costuma a agir naquelas situações quando você consegue alcançar um objetivo? Esta sua maneira de agir pode ser uma de suas fortalezas. O que você precisa motivar para ativar esta fortaleza? Não tente buscar coragem baseando-se em outras pessoas. Não copie as atitudes corajosas delas, isso faz com que você finja ser aquilo que não é. Tenha as suas próprias atitudes corajosas baseadas em suas fortalezas sempre!

2. Mostre-se corajosamente

Aprenda a identificar seus próprios talentos e então os compartilhe. Não os esconda e pare de se preocupar sobre o que irão achar quando você mostrar seu brilho. Inveja? Pessoas que vão querer te derrubar? Deixe elas para lá, essas caem sozinhas! Mostre sim seus talentos com toda confiança! Os coloque em uso!

3. Peça corajosamente (mas saiba o quê)

Algo que bloqueia a sua coragem é sem dúvida ter vago em sua mente o que realmente se quer. Você fica perdida entre passado e futuro, fantasiando milhares de coisas, mas nunca faz efetivamente nada. É hora de identificar exatamente o que quer de você mesma, de sua vida, dos outros e de seu trabalho. Saiba o quê e então peça (para si, para o universo, para os outros)! Não aceite “não “ como resposta para algo que faz a sua vida valer a pena. Descubra um objetivo muito importante para sua vida, algo que a faça sentir que a vida vale a pena ser vivida e faça algo poderoso nesta direção hoje!

4. Relacione-se corajosamente

Networking é uma coisa, conectar-se é outra. Conectar-se envolve inspiração! Aprenda novas formas de estar próxima das pessoas. Você inclusive pode ter modelos de pessoas inspiradoras sim! Não para copiá-las, mas sim para se envolver nesta energia. Conecte-se com pessoas que possam te suportar na missão de se tornar uma versão mais corajosa de si mesma, pessoas que realmente façam diferença em sua vida.

5. Doe-se corajosamente

Pare de achar que o mundo (leia aqui o governo, o marido, os pais, o chefe) tem que servir você. Entenda que o que você coloca no mundo é que irá te trazer algo. A maneira como você serve, suporta e usa seus talentos é que irá trazer prosperidade e propósito. O retorno vem, mesmo que não seja do lugar que você esperava.

6. Proteja-se corajosamente

Onde você sente que seus limites foram violados? Seja no trabalho ou na vida pessoal. Onde você se sente cercada ou que tiraram vantagem de você? É aí onde começar! Converse com a pessoa que você precisa dizer “chega”, mude de alguma forma ou dê o primeiro passo para mudar a situação. Não fazer nada irá deixa-la no mesmo lugar, e o único poder que nós temos é sobre nós e não sobre os outros ou demais adversidades.

7. Tenha coragem de se curar

O que podemos fazer quando estamos realmente machucadas? Como podemos aprender a nos curarmos? Isso é possível para todas nós, mas somente quando dermos os passos rumo a uma nova visão e novas atitudes. Se afaste de vez em quando para um momento só seu. Pense em sua dor e sua aflição, por mais difícil que seja, é preciso encarar de frente, só assim é possível curar-se. Procure a ajuda de um profissional quando necessário, não tenha medo disso. Em alguns casos, ache um amigo ou um mentor que entenda o que você está passando, peça ajuda.

8. Motive-se corajosamente

Qual nova direção você quer seguir, mas não está se esforçando o suficiente? Aquela que você por vezes sente até medo, então não se move? Entenda que é normal e provavelmente você vai sentir medo mesmo. Se acostume com isso e não se culpe por se sentir assim, caso contrário, você irá focar em como lidar com o medo e esquecer o que queria fazer em primeiro lugar. Medo é o sentimento que todas as pessoas corajosas sentem todos os dias. Dê um passo e se esforce na busca de seus objetivos. Saia da zona de conforto e se permita novas experiências, sensações e aprendizados em sua vida.

9. Desafie corajosamente

Mulheres muitas vezes falham em desafiar com coragem o status quo. Falham em dizer “não” claramente para aquilo que elas não concordam. Elas falham em fazer o que é necessário para arriscar uma mudança, dizer o que se precisa dizer, com poder e autoridade. Aprenda a desafiar de forma efetiva e construtiva. Desafie e revise o que não funciona mais. Aprenda a lidar com os “haters” sem se tornar um “hater” você mesma. Somente quando nós corajosamente desafiamos o que está errado e injusto no mundo é que podemos transformá-lo. O que você precisa desafiar hoje? O que em sua vida está errado e injusto e você vem concordando porque prefere não dizer ou fazer nada. Desafie isso esta semana!

10. Ame corajosamente

Nós todas desejamos amor – ser respeitada, querida e cuidada (tanto na vida pessoal como profissional) e poder retornar esse amor em abundância. Mas, para amar e ser amada, temos que ter amor próprio com coragem, aceitação e perdão. Aprenda a amar a si mesma expondo e explorando o que de bom você esconde, mantem secreto ou tem vergonha. Diga “não” cada vez que esse comportamento surgir.

Descubra suas fortalezas e as aumente, dê destaque e ame aquilo que há de bom em você!

Andrea Bacci

Coach de Vida e Carreira para Mulheres, Psicóloga e Idealizadora da Encontrar-se Mulher.  O meu papel é auxiliar a mulher no encontro de si mesma. Desta forma, ela poderá compreender em primeiro lugar aonde quer chegar, tanto na carreira como em sua vida.

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *